Destaque
Lula alerta empresários: mundo rejeita nova Guerra Fria
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (26) que o planeta não aceita mais a ideia de uma “nova Guerra Fria”. Essa declaração foi feita durante um encontro com empresários em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Ao defender o comércio e investimentos internacionais, Lula disse que o Brasil deseja estar aberto a todos que queiram fazer negócios.
“A Asean é um parceiro essencial e sua importância tende a crescer, pois atualmente o mundo não aceita a criação de uma nova Guerra Fria. Não queremos disputar como aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, dividindo o mundo em blocos ao redor da Rússia e dos Estados Unidos. Nosso objetivo é manter boas relações com os Estados Unidos, com a China, com a Malásia, com a Indonésia e com todos os países interessados em fazer negócios conosco”, declarou o presidente.
Lula também ressaltou a importância da integração do Brasil com a América do Sul e destacou que desde seu primeiro governo, iniciado em 2003, tem buscado ampliar parcerias internacionais.
“Por muito tempo, o Brasil esteve isolado na América do Sul e voltado apenas para a Europa e os Estados Unidos. Decidimos mudar essa postura para ampliar o peso do país na economia e na política global”, explicou.
Mais cedo, Lula encontrou-se com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e solicitou o fim das tarifas elevadas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros.
A primeira rodada de negociações entre as equipes diplomáticas do Brasil e dos Estados Unidos está programada para ocorrer ainda neste domingo, na Malásia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login