Mundo
China destaca mundo multipolar antes de encontro entre Trump e Xi Jinping
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, alertou nesta segunda-feira (27) que “um mundo multipolar está surgindo”, em uma mensagem indireta direcionada aos Estados Unidos antes do encontro dos presidentes Donald Trump e Xi Jinping.
Os mercados internacionais aguardam atentamente a reunião marcada para quinta-feira (30) entre os dois líderes, que pode abrir espaço para resolver a guerra comercial causada pelas tarifas impostas por Trump.
Durante um discurso em um fórum em Pequim, o chanceler Wang Yi pediu o fim da politização das questões econômicas e comerciais, a eliminação da divisão artificial dos mercados globais e o abandono das guerras comerciais e disputas tarifárias.
Ele ressaltou que ações frequentes como abandonar acordos, desistir de compromissos e formar blocos têm gerado desafios inéditos ao sistema multilateral, sem citar diretamente países.
Wang Yi afirmou ainda que o curso da história é irreversível e um mundo com múltiplas potências está próximo.
Donald Trump iniciou no domingo uma viagem pela Ásia que deve terminar na Coreia do Sul, onde se encontrará com o presidente chinês Xi Jinping.
Negociadores dos Estados Unidos e da China anunciaram no domingo, na Malásia, que estão próximos de chegar a um acordo para evitar a aplicação de novas tarifas americanas que poderiam dobrar o imposto sobre produtos chineses.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login