Mundo
Famílias de reféns israelenses pedem devolução de todos os corpos antes da continuação da trégua
O Fórum de Famílias de Reféns, a principal organização dos parentes dos israelenses sequestrados em Gaza, solicitou nesta segunda-feira (27) que as próximas fases do cessar-fogo sejam suspensas até que o Hamas devolva todos os corpos retidos no território palestino.
Em comunicado, as famílias recordaram que o acordo previa a liberação completa de todos os reféns — vivos e mortos — há duas semanas, e pediram “ao governo israelense, à administração americana e aos mediadores que não avancem para a próxima fase” enquanto o grupo islamista palestino “não cumprir todas as suas responsabilidades”.
A fase seguinte envolve principalmente o desarmamento do Hamas e a concessão de anistia ou exílio aos seus combatentes, além da continuação da retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza, pontos ainda em discussão.
Em 13 de outubro, o Hamas libertou a tempo os reféns vivos. Contudo, entregou somente os restos mortais de 15 dos 28 reféns falecidos, alegando dificuldades para localizar e recuperar os corpos nas ruínas do território, devastado após dois anos de conflito.
Para acelerar a devolução dos corpos, uma equipe técnica egípcia recebeu autorização para atravessar a linha que separa a área controlada por Israel, conforme confirmado por Shosh Bedrosian, porta-voz do gabinete do primeiro-ministro israelense.
O líder dos negociadores do Hamas, Khalil al Hayya, destacou no sábado as dificuldades para encontrar certos restos mortais, explicando que “a ocupação alterou o relevo de Gaza” durante a guerra.
Além disso, “algumas pessoas que enterraram esses corpos foram mortas ou não se recordam dos locais dos sepultamentos”, explicou Al Hayya, que reafirmou o compromisso do movimento islamista palestino de cumprir o acordo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login