Mundo
ONU alerta sobre grave aumento dos confrontos no Sudão
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou nesta segunda-feira (27) sobre um aumento preocupante dos combates na cidade sudanesa de Al-Fashir, onde grupos paramilitares afirmam ter tomado o controle total.
Desde abril de 2023, o Sudão vive uma intensificação de um conflito pelo poder entre o general Abdel Fatah al-Burhan, comandante do exército regular e líder de fato do país desde o golpe de 2021, e o general Mohamed Daglo, líder das Forças de Apoio Rápido (FAR), um grupo paramilitar.
Esta guerra tem causado a morte de dezenas de milhares de pessoas e provocado uma das maiores crises humanitárias do mundo, conforme classificação da ONU.
As FAR declararam no domingo que assumiram o controle total de Al-Fashir, uma cidade profundamente afetada pela fome e o principal centro urbano restante em Darfur, região oeste que ainda estava fora de seu domínio. Esta conquista pode representar uma mudança significativa na guerra civil brutal que assola o país.
António Guterres declarou: “Isso representa uma perigosa intensificação do conflito. O sofrimento que estamos vendo no Sudão é insuportável.”
O secretário-geral também criticou as interferências externas e fez um apelo para que os países que fornecem armas aos grupos em conflito cessem essas ações.
Com a possível conquista de Al-Fashir, que sofreu um cerco por 18 meses, as Forças de Apoio Rápido estariam no controle total da região de Darfur, onde estabeleceram uma administração paralela, desafiando a autoridade do general Burhan, que mantém seu comando em Porto Sudão, no leste do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login