Conecte Conosco

Economia

38% desistiram de compras internacionais online por imposto de importação

Publicado

em

Quatro em cada dez consumidores já desistiram de compras feitas em sites internacionais por conta do Imposto de Importação (II), conhecido como a “taxa das blusinhas”, conforme mostra uma pesquisa realizada pelo Nexus para a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entre aqueles que costumam comprar produtos no exterior pela internet, a parcela dos que já abandonaram a compra devido à taxa subiu de 13% em maio de 2024 para 38% em outubro. Por outro lado, o grupo que nunca desistiu caiu de 74% para 50% no mesmo período.

Dos consumidores que desistiram da compra por causa da “taxa das blusinhas”, 42% deixaram de realizar a transação definitivamente. Outros 32% optaram por trocar o produto por outro semelhante com entrega nacional. 14% preferiram comprar em lojas físicas, e 11% buscaram alternativas em outros sites internacionais.

Segundo a CNI, esses dados indicam efeitos positivos para a indústria brasileira. Porém, Márcio Guerra, superintendente de Economia da entidade, ressalta que o imposto ainda está muito abaixo do necessário para equilibrar o mercado, já que a carga tributária de outros países é significativamente menor.

Outros motivos para desistência

Além do Imposto de Importação, outros fatores influenciam as desistências em compras internacionais online. A taxa do ICMS fez 36% dos consumidores que costumam fazer essas compras desistirem em outubro.

O valor do frete foi responsável por 45% das desistências entre os consumidores habituais, enquanto 32% abandonaram a compra devido ao atraso na entrega dos produtos.

A pesquisa foi realizada com 2.008 pessoas com 16 anos ou mais, entre 10 e 15 de outubro, abrangendo as 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados