Mundo
Alemanha sacrifica meio milhão de aves para controlar gripe aviária
Mais de 500 mil aves foram abatidas na Alemanha numa tentativa de conter a disseminação da gripe aviária, conforme dados divulgados pelas autoridades nesta segunda-feira (27).
Desde o início de setembro, 31 surtos da doença foram identificados em propriedades rurais, onde a eliminação dos animais foi necessária, informou o Instituto Friedrich Loeffler (FLI), centro nacional alemão de pesquisa em zoonoses, à AFP.
Em Neutrebbin, região próxima a Berlim, uma fazenda precisou eliminar 50 mil frangos desde o começo do surto. Os animais foram removidos em grande quantidade com o auxílio de uma retroescavadeira e depositados na caçamba de um caminhão, conforme observou uma jornalista da AFP.
“A situação tem mudado rapidamente, portanto os números refletem mais a gravidade da epizootia do que valores precisos”, destacou uma representante do FLI.
Apesar das medidas de prevenção mais rígidas implantadas em vários estados alemães, Hans-Peter Goldnick, presidente da Associação da Indústria Aviária da Alemanha, afirmou que um isolamento nacional seria muito mais efetivo.
Em resposta, um porta-voz do Ministério da Agricultura explicou que essa responsabilidade é dos próprios estados federais. Segundo Goldnick, o aumento dos casos desta infecção viral no começo do outono é comum, porém neste ano o aparecimento foi notavelmente antecipado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login