Mundo
Chefe do Pentágono fará visita a países da Ásia
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, realizará uma visita a quatro países asiáticos nos próximos dias, conforme comunicado pelo Pentágono no domingo.
Esta será a terceira viagem do alto representante do governo de Donald Trump pela região, onde os Estados Unidos encorajam seus aliados a aumentarem os investimentos em defesa para equilibrar a influência da China.
Hegseth passará pelo Japão, Malásia, Vietnã e Coreia do Sul, segundo o Pentágono, que não divulgou as datas específicas ou a duração de cada visita.
Trump encontra-se atualmente na Ásia para participar de cúpulas e reuniões bilaterais, destacando-se o encontro com seu homólogo chinês, Xi Jinping, que acontecerá na Coreia do Sul na quinta-feira.
O Pentágono ressaltou que a região do Indo-Pacífico é uma prioridade para o governo Trump.
Os Estados Unidos têm buscado há anos equilibrar o crescimento da China, especialmente através do fortalecimento dos vínculos militares com seus aliados regionais. Contudo, crises no Oriente Médio e Europa têm desviado a atenção do país.
Desde o retorno de Trump ao poder, em janeiro, as forças militares americanas também ampliaram sua presença na América Latina como parte de uma campanha contra o narcotráfico.
Em maio, durante um pronunciamento em Singapura, Hegseth alertou que a China se prepara para um possível uso da força militar para modificar o equilíbrio de poder no Indo-Pacífico.
Ele incentivou aliados da região, como Japão e Filipinas, que possuem disputas territoriais com a China, a aumentar seus investimentos em defesa.
O Departamento de Defesa reforça a importância de manter o foco no Indo-Pacífico e de assegurar a paz por meio da força conjunta com aliados e parceiros, declarou o Pentágono.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login