Mundo
EUA e Japão garantem abastecimento de terras raras
Os Estados Unidos e o Japão firmaram um acordo durante a visita do presidente Donald Trump a Tóquio para assegurar o fornecimento de minerais essenciais e terras raras, informou a Casa Branca nesta terça-feira (28, data local).
Este pacto ocorre em um momento em que Washington busca facilitar o acesso a esses elementos vitais para setores como tecnologia e defesa, enquanto a China, principal exportadora, impôs novas limitações às suas exportações.
O acordo com Tóquio tem o propósito de fortalecer a resistência e a segurança das cadeias de suprimento de ambos os países, segundo comunicado do governo americano.
Ambos os países irão identificar projetos conjuntos para solucionar falhas nas cadeias de suprimentos desses minerais críticos e das terras raras, incluindo produtos derivados como ímãs permanentes, baterias, catalisadores e materiais ópticos.
Além disso, pretendem envolver o suporte tanto do governo quanto do setor privado.
No mesmo período, Pequim anunciou restrições severas à indústria de terras raras, o que levou Trump a ameaçar impor tarifas de 100% sobre produtos chineses como medida de retaliação.
Durante sua visita pela Ásia, o presidente americano e o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, assinaram um acordo comercial que também facilita o acesso dos Estados Unidos a minerais estratégicos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login