Conecte Conosco

Brasil

Governador do Rio solicita transferência de 10 presos para presídios federais

Publicado

em

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, solicitou nesta terça-feira (28) à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), vinculada ao Ministério da Justiça, a transferência de 10 presos que estão em penitenciárias do Rio para presídios federais.

Estes indivíduos são acusados de coordenar, de dentro das prisões, ações que desencadearam o caos na cidade, incluindo bloqueios de vias e o sequestro de ônibus em diversos pontos.

Castro também conversou com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffman, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a operação conduzida nos Complexos do Alemão e da Penha.

A Operação Contenção resultou em 64 mortes, incluindo quatro policiais, além de 15 policiais civis e militares feridos. Foram apreendidos 93 fuzis e 86 pessoas foram presas por suspeita.

Castro ressaltou que sempre encontrou receptividade por parte da ministra Gleisi e do ministro Rui Costa, que ofereceram apoio federal, com novos contatos previstos para a noite.

Antes disso, o governador pretende dialogar novamente com o secretário de Segurança do Rio, Victor dos Santos, para alinhar as próximas ações com Rui Costa.

“Vamos nos comunicar outra vez para definir as medidas de amanhã [29]. Não creio que a segurança deve ser politizada. Assim, qualquer auxílio do governo federal que atenda às nossas necessidades será bem-vindo”, afirmou o governador.

Castro enfatizou que a operação não foi precipitada, apesar da reação dos criminosos. A ação teve o objetivo de cumprir mandados judiciais e decorreu de uma investigação de mais de um ano, planejada nos últimos 60 dias, com supervisão do Ministério Público estadual. Todos os preceitos legais foram rigorosamente observados, mesmo cientes da possibilidade de resistência dos bandidos da região.

A operação segue em andamento. Durante a noite, agentes do Bope permanecem em confronto armado com criminosos na área de mata conhecida como Vacaria, no Complexo do Alemão.

A empresa Rio Ônibus informou que 71 ônibus foram utilizados como barricadas em vários pontos da cidade ao longo do dia para dificultar a ação das forças de segurança estaduais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados