Mundo
Governadores democratas pedem manter ajuda alimentar dos EUA durante paralisação do governo
Cerca de vinte estados dos Estados Unidos com governadores democratas entraram com uma ação judicial nesta terça-feira (28) contra o governo do presidente Donald Trump, que se recusa a utilizar fundos emergenciais para garantir a continuidade da assistência alimentar essencial, ameaçada pelo bloqueio do governo.
Este impasse no Congresso, que já dura 28 dias, está gerando graves impactos no serviço público, enquanto o principal sindicato dos servidores federais pressiona os senadores democratas para reabrirem o governo.
Os vales-alimentação tornaram-se uma das questões mais urgentes durante a paralisação, pois cerca de 42 milhões de americanos de baixa renda podem perder o acesso a essa ajuda fundamental para compra de alimentos a partir de sábado.
Os governadores de 23 estados liderados pelos democratas, junto com os procuradores-gerais de outros dois estados e da capital Washington, solicitaram a um juiz federal em Massachusetts que revogue as orientações do governo que permitem que os estados suspendam os benefícios.
Além disso, pedem que o tribunal exija dos funcionários a utilização de todos os recursos disponíveis para manter o programa de assistência alimentar ativo.
Embora um projeto de lei que assegura o financiamento desse programa durante a paralisação esteja em análise no Congresso, sua aprovação ainda é incerta.
Enquanto isso, os estados recomendam que as famílias que dependem dessa ajuda busquem o suporte de bancos de alimentos caso seus benefícios sejam interrompidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login