Mundo
AIEA alerta para desafios nucleares no Irã, Síria e Ucrânia
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou recentemente que os riscos associados às questões nucleares, como as instalações nucleares impactadas pela guerra na Ucrânia, as incertezas nas salvaguardas no Irã e os esforços reativados para inspeções na Síria, representam um verdadeiro teste para o sistema internacional de controle contra a proliferação nuclear.
Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da agência, destacou a importância de entender completamente a situação do material e das atividades nucleares nos países em atenção ao longo do último ano.
Ele ressaltou que a AIEA está se empenhando intensamente para restabelecer o diálogo essencial com o Irã relativamente aos regimes de inspeção e ao processo de enriquecimento de urânio, buscando assim uma resolução pela via diplomática.
“As inspeções continuam sendo realizadas no Irã, mas ainda há um longo caminho para que as atividades de monitoramento e verificação possam ser integralmente retomadas”, explicou, mencionando ainda um acordo técnico alcançado no Cairo em julho, que visa a reiniciar as inspeções de forma efetiva.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login