Centro-Oeste
Estudo propõe isenção de IPVA para motoristas de app no Distrito Federal
O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), que lidera a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), pediu ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) que faça uma análise sobre a viabilidade financeira e operacional de isentar ou reduzir o IPVA para motoboys e motoristas de aplicativo que atuam na região.
A proposta visa reconhecer a importância desses profissionais, que desempenham um papel crucial na mobilidade urbana, entregando alimentos, medicamentos e transportando passageiros. O número de trabalhadores que usam aplicativos aumentou, especialmente depois da pandemia.
Na sugestão, o deputado propõe que o benefício esteja vinculado ao registro desses profissionais no Detran-DF e ao cumprimento de critérios relacionados à boa conduta no trânsito, como não ter infrações graves, participar de cursos sobre segurança viária e adotar práticas de direção defensiva.
Eduardo Pedrosa explicou: “A intenção é recompensar quem exerce a função com responsabilidade e ajuda a manter o trânsito seguro. Queremos valorizar o motorista responsável e incentivar a educação no trânsito. Se a isenção total não for possível, ao menos que haja um desconto considerável no IPVA para esses trabalhadores.”
Assim que o estudo for finalizado, Eduardo Pedrosa planeja se encontrar com representantes do Governo do Distrito Federal para discutir os resultados financeiros e operacionais e decidir juntos as melhores formas de implementar essa iniciativa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login