Centro-Oeste
DPDF oferece atendimento completo para mulheres vulneráveis
A 29ª edição do Dia da Mulher promovida pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) disponibilizará atendimento completo para mulheres em situação de vulnerabilidade, nesta segunda-feira (3/11), das 8h às 14h, na sede da instituição localizada na quadra 01, bloco G, loja 01, Setor Comercial Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).
O evento oferece diversos serviços gratuitos mensais para mulheres em vulnerabilidade social, contabilizando mais de 52 mil atendimentos desde maio de 2023. Essa iniciativa reforça o compromisso da Defensoria Pública em promover dignidade, acolhimento e transformação social para as mulheres.
O Dia da Mulher ocorre na primeira segunda-feira útil de cada mês, com serviços que incluem atendimento jurídico especializado, encaminhamentos para redes de proteção feminina, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimentos de saúde, atividades de bem-estar, oficinas de capacitação e outras ações acessíveis e gratuitas.
Para o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, o evento representa a concretização do papel social da Defensoria. “Cada atendimento fortalece direitos, oferece acolhimento e promove a autonomia das mulheres, garantindo acesso efetivo à Justiça a quem mais necessita”, destaca.
A subdefensora pública-geral, Bárbara Nunes Nascimento, enfatiza que o evento vai além do jurídico, sendo um espaço para escuta, orientação e acolhimento integral, abrangendo suporte social e psicológico e informações sobre direitos, com o objetivo de fortalecer a cidadania e a igualdade.
Com o apoio de órgãos públicos, instituições e parceiros privados, o Dia da Mulher consolidou-se como uma ação integrada nas áreas jurídica, social, saúde e cidadania, buscando combater ciclos de violência, exclusão e desigualdade, e promovendo o fortalecimento e a informação para as mulheres.
O evento conta com a participação de diversas instituições e oferece:
- Requerimento de Passe Livre para mulheres vítimas de violência;
- Exames de DNA gratuitos;
- Mediação, conciliação e orientação jurídica;
- Atendimento psicossocial;
- Serviços socioassistenciais;
- Exames de mamografia e preventivos;
- Atendimento relacionado ao INSS e BPC/LOAS;
- Multivacinação e aferição de pressão;
- Higienização facial, hidratação das mãos e corte de cabelo;
- Atendimento psicológico e prevenção contra violência doméstica;
- Cadastro e orientações sobre direitos e benefícios;
- Vagas de emprego, cursos, microcrédito e outras oportunidades econômicas;
- Entre outros serviços de saúde, segurança, cidadania e apoio social.
Essa iniciativa contínua se apoia em parcerias que aumentam a abrangência e o impacto social, reafirmando o compromisso com a dignidade, autonomia e justiça para as mulheres que mais precisam.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login