Mundo
Trump afirma que Rússia e China realizaram testes secretos de armas nucleares
O presidente Donald Trump declarou no último domingo (2) que países como Rússia e China conduziram testes subterrâneos de armas nucleares que não foram divulgados ao público, e indicou que os Estados Unidos podem seguir a mesma linha.
Em entrevista ao programa “60 Minutes” do canal CBS, ao ser questionado diretamente sobre a possibilidade de os Estados Unidos detonarem uma arma nuclear pela primeira vez em mais de trinta anos, Trump respondeu: “Estou dizendo que vamos testar armas nucleares, assim como outros países fazem, sim”.
“A Rússia testa, a China testa, mas eles não divulgam isso”, afirmou ao ser questionado sobre sua ordem surpreendente, na quinta-feira, para que o governo americano realize testes nucleares.
No entanto, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, negou a afirmação do presidente dos EUA em coletiva de imprensa. “A China sempre optou por um desenvolvimento pacífico, mantém a política de não ser a primeira a usar armas nucleares, defende uma estratégia nuclear defensiva e cumpre o compromisso de suspender os testes nucleares”, declarou.
Na entrevista, Trump afirmou: “Eles não informam vocês sobre isso” e acrescentou: “Por mais poderosos que sejam, o mundo é grande. Você não sabe necessariamente onde estão realizando os testes”.
“Eles fazem testes em locais profundos, onde as pessoas não sabem o que está acontecendo exatamente”, completou.
“Não quero que sejamos o único país que não realiza testes”, disse, mencionando também a Coreia do Norte e o Paquistão como nações que supostamente testam suas armas.
O republicano de 79 anos anunciou a retomada dos testes nucleares na quinta-feira via redes sociais, pouco antes de se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul.
Recentemente, a Rússia informou sobre o teste de um novo míssil de cruzeiro com propulsão nuclear, o Burevestnik, assim como de um drone submarino com capacidade e propulsão nuclear.
Vale destacar que, exceto pela Coreia do Norte, nenhum país realizou detonações nucleares nas últimas décadas. A Rússia e a China não fazem testes do tipo desde 1990 e 1996, respectivamente.
O secretário de Energia nomeado por Trump, Chris Wright, minimizou no domingo a possibilidade de os EUA detonarem uma explosão nuclear. “Acredito que os testes mencionados são testes de sistemas, não explosões nucleares”, disse em entrevista à Fox News.
Segundo ele, “Tratam-se de ‘explosões não críticas’, que consistem em testar todas as outras partes de uma arma nuclear para assegurar a geometria correta que provoca a explosão nuclear”.
Os Estados Unidos assinaram em 1996 um acordo que proíbe completamente os testes nucleares com fins militares ou civis.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login