Conecte Conosco

Mundo

Trump afirma que Rússia e China realizaram testes secretos de armas nucleares

Publicado

em

O presidente Donald Trump declarou no último domingo (2) que países como Rússia e China conduziram testes subterrâneos de armas nucleares que não foram divulgados ao público, e indicou que os Estados Unidos podem seguir a mesma linha.

Em entrevista ao programa “60 Minutes” do canal CBS, ao ser questionado diretamente sobre a possibilidade de os Estados Unidos detonarem uma arma nuclear pela primeira vez em mais de trinta anos, Trump respondeu: “Estou dizendo que vamos testar armas nucleares, assim como outros países fazem, sim”.

“A Rússia testa, a China testa, mas eles não divulgam isso”, afirmou ao ser questionado sobre sua ordem surpreendente, na quinta-feira, para que o governo americano realize testes nucleares.

No entanto, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, negou a afirmação do presidente dos EUA em coletiva de imprensa. “A China sempre optou por um desenvolvimento pacífico, mantém a política de não ser a primeira a usar armas nucleares, defende uma estratégia nuclear defensiva e cumpre o compromisso de suspender os testes nucleares”, declarou.

Na entrevista, Trump afirmou: “Eles não informam vocês sobre isso” e acrescentou: “Por mais poderosos que sejam, o mundo é grande. Você não sabe necessariamente onde estão realizando os testes”.

“Eles fazem testes em locais profundos, onde as pessoas não sabem o que está acontecendo exatamente”, completou.

“Não quero que sejamos o único país que não realiza testes”, disse, mencionando também a Coreia do Norte e o Paquistão como nações que supostamente testam suas armas.

O republicano de 79 anos anunciou a retomada dos testes nucleares na quinta-feira via redes sociais, pouco antes de se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul.

Recentemente, a Rússia informou sobre o teste de um novo míssil de cruzeiro com propulsão nuclear, o Burevestnik, assim como de um drone submarino com capacidade e propulsão nuclear.

Vale destacar que, exceto pela Coreia do Norte, nenhum país realizou detonações nucleares nas últimas décadas. A Rússia e a China não fazem testes do tipo desde 1990 e 1996, respectivamente.

O secretário de Energia nomeado por Trump, Chris Wright, minimizou no domingo a possibilidade de os EUA detonarem uma explosão nuclear. “Acredito que os testes mencionados são testes de sistemas, não explosões nucleares”, disse em entrevista à Fox News.

Segundo ele, “Tratam-se de ‘explosões não críticas’, que consistem em testar todas as outras partes de uma arma nuclear para assegurar a geometria correta que provoca a explosão nuclear”.

Os Estados Unidos assinaram em 1996 um acordo que proíbe completamente os testes nucleares com fins militares ou civis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados