Economia
Líderes urbanos devem fazer mudanças para melhorar o ar
																								
												
												
											Os líderes urbanos precisam tomar decisões difíceis, afirmou recentemente Mark Watts, diretor-executivo do C40, uma rede de grandes cidades globais comprometidas em combater a crise climática. Entre os principais objetivos do grupo está a criação de regras que garantam ar limpo nas cidades.
Outras metas mencionadas por Watts incluem planejar áreas urbanas com 30% a 40% de superfícies verdes ou que absorvam a água até o fim da década; assegurar alimentação saudável para todos e reduzir o desperdício de alimentos em 30%; eliminar a dependência de combustíveis fósseis; acelerar a eletrificação dos transportes; e mudar a forma como as decisões são tomadas. “Não estamos avançando rápido o suficiente. É preciso ir além das metas nacionais para que a transição seja justa e inclusiva”, destacou.
Mark Watts participou do Fórum de Líderes Locais da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que reúne cerca de 300 prefeitos de cidades de todo o mundo, entre esta segunda e quarta-feira. O evento ocorre no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e é considerado uma preparação para a cúpula de Belém.
No mesmo evento, a diretora-executiva da COP30, Ana Toni, ressaltou que para atingir as metas contra a emergência climática é fundamental que prefeitos e governadores estejam na linha de frente. “É necessário fortalecer a cooperação internacional, acelerar as ações e demonstrar como as mudanças climáticas podem beneficiar a vida das pessoas na prática.”
																	
																															
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
Você precisa estar logado para postar um comentário Login