Economia
Pfizer abre 2º processo para impedir compra da Metsera pela Novo Nordisk
																								
												
												
											Pfizer protocolou um segundo processo judicial contra a Novo Nordisk e a Metsera nesta segunda-feira, 3, argumentando que a tentativa da farmacêutica dinamarquesa de superar sua oferta para adquirir a empresa de biotecnologia quebra as leis antitruste.
De acordo com a Pfizer, essa ação configura uma prática anticompetitiva para defender sua posição dominante no mercado de medicamentos para obesidade GLP-1. A empresa afirma que a Novo Nordisk está agindo para eliminar um concorrente emergente dos EUA, antes que esse concorrente tenha o suporte da Pfizer, uma das maiores farmacêuticas americanas.
Em setembro, a Pfizer concordou em pagar até US$ 7,3 bilhões pela Metsera, o que a recolocaria na disputa pela próxima geração de medicamentos GLP-1. Entretanto, na semana passada, a fabricante do Ozempic, Novo Nordisk, apresentou uma proposta de compra superior, de até US$ 9 bilhões.
Na última sexta-feira, a Pfizer entrou com sua primeira ação contra as duas empresas, contestando que a oferta da Novo Nordisk não seria válida por não ter garantia razoável de conclusão nas condições propostas.
Uma porta-voz da Novo Nordisk declarou que as acusações iniciais feitas pela Pfizer não têm fundamento, afirmando: “Defenderemos fortemente nossas posições em qualquer disputa judicial.” A Metsera também rejeitou as alegações descritas pela Pfizer.
																	
																															
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
Você precisa estar logado para postar um comentário Login