Centro-Oeste
Chuva forte acumula 38% da média mensal em 3 dias no Distrito Federal
Entre a tarde do domingo (2/11) e a manhã da segunda-feira (3/11), o Distrito Federal foi atingido por uma chuva intensa que surpreendeu e causou danos em diversas áreas.
Durante esse período, uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 38% da chuva esperada para todo o mês de novembro.
A média histórica para novembro é de 253 milímetros (mm). Na tarde do dia 3/11, a estação situada no Sudoeste de Brasília já tinha contabilizado 93,2 mm de precipitação.
Novembro começou com alerta de tempestades e previsão de chuvas acima da média para o Distrito Federal, conforme informado pelo Inmet.
Alerta laranja
Desde as 10h do dia 3/11, o instituto emitiu um alerta laranja de chuvas fortes para o Distrito Federal, válido até a manhã da terça-feira (4/11).
O aviso indica que podem ocorrer chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm ao dia, acompanhadas de ventos fortes que podem atingir até 100 km/h.
De acordo com o Inmet, existe a possibilidade de cortes de energia, quedas de galhos, inundações e descargas elétricas.
Em situações como essa, é recomendado evitar ficar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a árvores, torres de transmissão ou placas de propaganda.
Além disso, o Inmet aconselha desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante as tempestades.
Algumas áreas sofreram prejuízos consideráveis devido ao forte temporal.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login