Mundo
Tufão faz mais de 150 mil filipinos evacuarem
																								
												
												
											Mais de 150.000 pessoas deixaram suas casas nesta segunda-feira (3) nas províncias costeiras das Filipinas por causa da chegada do poderoso tufão Kalmaegi, que atingiu uma área frequentemente sujeita a algumas das tempestades mais perigosas do país, conforme informado pelas autoridades.
O tufão, com ventos de 150 quilômetros por hora, chegou à província das ilhas Dinagat, integrante do arquipélago das ilhas Visayas, pouco antes das 23h (12h em Brasília), segundo o serviço meteorológico.
Por volta das 20h (9h em Brasília), cerca de 156.000 pessoas já tinham sido evacuadas por precaução, conforme declarou o subdiretor do Escritório de Proteção Civil, Rafaelito Alejandro, em entrevista coletiva.
As Filipinas enfrentam, em média, 20 tempestades e tufões anualmente, frequentemente atingindo regiões vulneráveis onde milhões vivem em condições precárias.
Com o Kalmaegi, o arquipélago já atingiu essa média, informou à AFP a especialista do serviço meteorológico estatal, Charmaine Varilla, que acrescentou que é possível a ocorrência de pelo menos três a cinco tempestades adicionais até o fim de dezembro.
Em setembro, as Filipinas foram atingidas por duas tempestades intensas, incluindo o supertufão Ragasa, que causou queda de árvores, destruiu telhados e resultou na morte de 14 pessoas em Taiwan, país vizinho.
De acordo com especialistas, as alterações climáticas têm contribuído para o aumento na frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos.
																	
																															
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
Você precisa estar logado para postar um comentário Login