Mundo
Capsula para viver dias no fundo do mar
Parece uma nave espacial, mas o Vanguard é, na verdade, uma cápsula de aço que levará a humanidade a um território quase desconhecido: o fundo do oceano. Com capacidade para até quatro pessoas, ela permitirá que cientistas permaneçam por longos períodos submersos, revolucionando o estudo da vida marinha.
A cápsula mede 12 metros de comprimento por 3,7 metros de largura e conta com uma área habitável, centro de mergulho e base. No interior, os ocupantes encontrarão beliches, cozinha, banheiro e espaço para trabalho. O centro de mergulho possibilita sair para o oceano por meio de uma “piscina lunar”.
Nova etapa para a ciência subaquática
Uma boia na superfície oferece ar, água, remoção de resíduos, eletricidade e comunicação, permitindo que os moradores da cápsula fiquem submersos por uma semana ou mais, realizando pesquisas que não seriam possíveis com mergulhos tradicionais.
“Sob a superfície do oceano existe uma vasta fronteira quase intocada, que desperta curiosidade há séculos”, disse a empresa DEEP, responsável pelo projeto. O Vanguard representa um avanço importante para uma presença humana constante no oceano.
Hoje, o protótipo está a 20 metros de profundidade, mas foi feito para operar a 50 metros, suportando a pressão da água e até a força de um furacão categoria 5, oferecendo máxima segurança.
O Vanguard permitirá que pesquisadores observem a vida marinha por horas, com estudos em tempo real, contribuindo para áreas como restauração de corais, monitoramento climático e até preparação de astronautas.
Depois dos testes e aprovações, a cápsula será usada para treinar engenheiros e procedimentos operacionais. A empresa DEEP ainda não anunciou a data de lançamento nem o local definitivo, mas pretende informar isso até o fim do ano.
Além do Vanguard, a DEEP desenvolve outro projeto ambicioso: a base Sentinel, um “hotel subaquático” planejado para 200 metros de profundidade na costa do País de Gales, ampliando ainda mais a exploração dos oceanos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login