Mundo
Europa busca acordo climático antes da COP30
Os países da União Europeia estão empenhados em evitar uma crise diplomática iminente nesta terça-feira (4), buscando um consenso para diminuir suas emissões de gases de efeito estufa até 2035 e 2040, a poucos dias da conferência climática da ONU, que acontecerá em Belém do Pará.
“Este é um dia decisivo”, afirmou Monique Barbut, ministra francesa da Transição Ecológica, antes da reunião, destacando que seria um verdadeiro desastre se os países europeus não conseguissem fechar um acordo pelo menos para 2035 antes da COP30.
Os ministros do Meio Ambiente das 27 nações do bloco estão encarregados de alcançar uma decisão unânime sobre a redução das emissões para 2035, uma meta que a ONU tem pressionado há meses para ser confirmada na conferência no Brasil.
Além disso, precisam decidir, por maioria qualificada, sobre as metas para 2040.
A Comissão Europeia sugeriu uma diminuição de 90% nas emissões até 2040 em comparação com os níveis de 1990, o que exigiria mudanças significativas na indústria e no cotidiano dos europeus.
Por enquanto, o consenso ainda não foi alcançado. “As negociações estão bastante complicadas”, comentou uma fonte diplomática.
A Dinamarca, que preside rotativamente a União Europeia, está tentando persuadir a Itália, um dos países mais relutantes.
“A decisão precisa ser tomada hoje”, reiterou o ministro alemão Carsten Schneider. “Espero que nossos líderes cheguem ao Brasil com um mandato sólido e claro para a Europa liderar,” acrescentou.
Enquanto Espanha, os países nórdicos e a Alemanha apoiam a proposta da Comissão, Hungria, Polônia, República Tcheca e Itália veem a meta como prejudicial para suas indústrias.
Os países europeus estão entre os que mais se esforçam para limitar as emissões, um papel de destaque reconhecido globalmente, segundo o comissário europeu para o tema, Wopke Hoekstra.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login