Economia
Senado discute projeto para liberar IR de salários até 5 mil reais
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado começou na manhã desta quarta-feira, dia 5, a sessão destinada a avaliar o Projeto de Lei 1.087/2025, que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil.
O relatório foi apresentado na terça-feira, dia 4, e a expectativa é que hoje, durante a sessão, os membros discutam e votem a proposta.
Conta-se com o apoio tanto de senadores alinhados ao governo quanto da oposição. Se o projeto for aprovado, poderá seguir para votação em plenário ainda nesta quarta-feira.
Após um mês de críticas, o relator no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), mudou de posição e decidiu manter todos os pontos estabelecidos pelo seu adversário político, o deputado Arthur Lira (PP-AL), durante a tramitação na Câmara dos Deputados.
Essa decisão vai contra a intenção original do senador, que queria modificar o texto para inserir sua marca pessoal no projeto, numa disputa pela autoria da proposta. Ambos, Renan e Lira, pretendem concorrer ao Senado em 2026.
Até a semana passada, Renan sustentava que o texto do deputado Lira continha pontos inconstitucionais, argumentando que ele somente previa a compensação para a isenção do Imposto de Renda.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login