Conecte Conosco

Brasil

Lula participa da cúpula da Celac-UE na Colômbia

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), que ocorrerá no domingo (9), em Santa Marta, na Colômbia. Segundo ele, esse será o fórum ideal para discutir a movimentação militar dos Estados Unidos nas águas do Caribe e próximas à Venezuela.

Em entrevista oferecida a agências internacionais em Belém (PA), na última terça-feira (4), Lula revelou que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o tema durante encontro na Malásia, em outubro. Na ocasião, colocou-se disponível para atuar como mediador entre os dois países.

“A reunião da Celac só faz sentido se focarmos na questão dos navios militares americanos em nossa região. Mencionei ao presidente Trump que a América Latina deve ser uma área de paz”, declarou Lula.

Ele reforçou: “Somos uma região pacífica, sem necessidade de conflito. A situação na Venezuela é de natureza política e precisa ser solucionada por meio do diálogo.”

A cúpula acontece em um momento delicado no Caribe, onde os Estados Unidos enviaram tropas terrestres, submarinos e navios. O governo norte-americano conduziu ataques a embarcações na área alegando combate às rotas de tráfico de drogas destinadas aos EUA.

Por sua vez, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirma que os interesses estão nas reservas de petróleo do país, e que o incremento militar visa desestabilizar seu governo.

A reunião Celac-UE reunirá líderes das 33 nações da Celac e dos 27 países da União Europeia, com foco na retomada do diálogo entre as regiões e nas tratativas do acordo comercial entre Mercosul e UE. O evento vai até segunda-feira (10), porém Lula ficará apenas até o primeiro dia, retornando a Belém para comandar a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Desde sábado (1º), o presidente está no Pará, onde inaugurou obras na capital e visitou aldeias indígenas e comunidades tradicionais. Na quinta (6) e sexta-feira (7), presidirá a reunião dos líderes da COP30, que antecede a conferência oficial.

Após a cúpula, entre 10 e 21 de novembro, os delegados dos países signatários do tratado climático da ONU iniciarão negociações formais. Entre os pontos na pauta estão financiamento climático, transição para energias limpas, adaptação às mudanças e conservação da biodiversidade.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados