Destaque
Presidente do México sofre assédio nas ruas da Cidade do México
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi alvo de assédio sexual enquanto caminhava e saudava cidadãos nesta terça-feira (4), no centro histórico da Cidade do México, próximo ao Palácio Nacional.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um homem se aproximando da presidente e tentando tocá-la de forma inapropriada, tentando beijá-la no pescoço sem sua autorização.
O homem, aparentemente sob efeito de álcool, foi detido pela equipe de segurança de Claudia Sheinbaum, que, segundo os vídeos, demonstrava estar nervosa depois do ocorrido.
Claudia Sheinbaum estava a caminho do primeiro encontro nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior, realizado nas dependências do Ministério da Educação Pública (SEP), optando por ir a pé, pois o local ficava a poucas quadras do Palácio Nacional.
Durante esse trajeto pelo movimentado centro da Cidade do México, o homem se aproveitou da movimentação dos cidadãos cumprimentando a presidente para se aproximar dela, tentando beijar seu pescoço e beijá-la por trás.
Posteriormente, as autoridades federais informaram que prenderam o agressor, identificado como Uriel Rivera Martínez, encaminhando-o à Procuradoria da Cidade do México para Crimes Sexuais.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi), citados por agências internacionais, mais de 70% das mulheres mexicanas com mais de 15 anos sofreram algum tipo de violência, como psicológica (52%), física (35%) ou sexual (48%). Entretanto, organizações e autoridades acreditam que a subnotificação ultrapasse 90% devido a denúncias não realizadas.
Informações fornecidas pela RTVE

Você precisa estar logado para postar um comentário Login