Conecte Conosco

Mundo

Rússia condena colombianos a 13 anos de prisão por lutar na Ucrânia

Publicado

em

Um tribunal em Moscou, na região ucraniana de Donetsk sob controle russo, sentenciou dois colombianos a 13 anos de prisão depois de serem acusados de participarem das batalhas ao lado das forças ucranianas, conforme anunciado pelo procurador-geral da Rússia nesta quinta-feira (6).

O escritório do procurador declarou via Telegram que Alexander Ante e José Medina foram julgados por atuarem como “mercenários” nas hostilidades contra as tropas russas.

Medina, de 37 anos, e seu compatriota, Alexander Ante, de 48, ambos antigos soldados do Exército da Colômbia, ficaram desaparecidos por seis semanas após fazer escala na Venezuela em 18 de julho de 2024.

A decisão dos dois de se juntar ao exército ucraniano teve início no final de 2023. Ante deixou a Colômbia em outubro, enquanto Medina partiu em novembro.

Em julho de 2024, os dois planejavam retornar para suas casas em Popayán, no departamento do Cauca, sudoeste da Colômbia. Eles viajaram de Madri a Caracas, com a intenção de prosseguir para Bogotá, mas seus familiares perderam contato durante essa viagem.

O jornal colombiano El Tiempo relatou que eles foram presos em Caracas pela polícia venezuelana, aliada da Rússia.

Em 28 de agosto de 2024, um tribunal em Moscou confirmou a prisão temporária dos dois, acusando-os de serem “mercenários”.

A Rússia, que iniciou sua invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, rotineiramente classifica estrangeiros nas forças ucranianas como mercenários, crime segundo sua legislação.

Tribunais localizados em áreas ucranianas ocupadas pela Rússia têm julgado diversos estrangeiros nos últimos três anos.

Por exemplo, em maio de 2024, um australiano recebeu pena de 13 anos por lutar contra as forças russas entre março e dezembro do mesmo ano.

Em outubro de 2024, um tribunal moscovita sentenciou Stephen Hubbard, cidadão americano de 70 anos, a seis anos e dez meses de prisão pelo mesmo motivo.

Além disso, a Ucrânia anunciou em abril a detenção de dois chineses, acusados de lutarem do lado russo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados