Economia
China retoma importação de frangos do Brasil após suspensão por gripe aviária
A China comunicou nesta sexta-feira a suspensão do bloqueio às importações de frango provenientes do Brasil, um embargo que havia sido instituído em maio devido ao registro do primeiro e único caso de gripe aviária em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
O anúncio foi feito pela Administração Geral de Alfândegas da China, sem especificar exatamente quais itens estão liberados para importação. O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e a China é seu principal mercado, responsável por uma parcela significativa das exportações.
O bloqueio começou em 16 de maio, interrompendo temporariamente as exportações brasileiras. Em setembro, técnicos chineses visitaram o Brasil para inspecionar as medidas sanitárias e confirmar que o país estava livre do vírus.
O governo brasileiro declarou a erradicação da gripe aviária em 18 de junho, após 28 dias sem detecção de novos casos em granjas, e comunicou essa condição à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a outros países importadores.
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil exporta carne de frango para 151 países. Em 2024, a China adquiriu mais de 560 mil toneladas do produto brasileiro. Apesar da importância das exportações, 64,6% do frango produzido no país é consumido internamente, com um consumo médio anual de 45 quilos por pessoa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login