Mundo
Trump diz que EUA não enviarão representante ao G20 na África do Sul
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou na sexta-feira (7) que nenhum membro do governo americano participará da cúpula do G20 que acontecerá na África do Sul, país que ele acusa, sem apresentar evidências, de perseguir e assassinar pessoas brancas.
Em setembro, Trump havia informado que o vice-presidente JD Vance iria representar os EUA na reunião marcada para os dias 22 e 23 de novembro em Johannesburgo. O presidente americano planeja sediar a cúpula de 2026 em seu clube de golfe em Miami.
“É inaceitável que o G20 se realize na África do Sul”, afirmou o presidente em sua rede social Truth Social. “Nenhum funcionário do governo dos Estados Unidos estará presente enquanto essas alegadas violações de direitos humanos continuarem.”
Trump tem feito declarações não comprovadas sobre um suposto “genocídio branco” no país, alegando que os africâneres — descendentes dos primeiros colonos europeus na África do Sul — “estão sendo mortos e atacados, e suas terras e fazendas estão sendo tomadas ilegalmente”.
Durante uma visita do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, este ano à Casa Branca, Trump chegou a mostrar um vídeo que alegava uma suposta campanha do governo contra agricultores brancos.
O governo sul-africano rejeita essas acusações, e o Ministério das Relações Exteriores divulgou no sábado (8) uma nota condenando as declarações do presidente americano.
“A descrição dos africâneres como um grupo exclusivamente branco é contrária à história. Além disso, a alegação de que essa comunidade sofre perseguição não tem base factual”, disse o ministério.
A administração Trump anunciou recentemente planos para reduzir significativamente o número anual de refugiados aceitos pelos EUA, para um mínimo histórico de 7.500, priorizando refugiados sul-africanos brancos.
Trump também aplicou tarifas de 30% à África do Sul, as maiores na África Subsaariana.
O G20 é formado por 19 países e duas instituições regionais (a União Europeia e a União Africana), representando mais de 80% da economia global.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login