Mundo
França fortalece diplomacia na América Latina contra drogas
A França está aumentando a presença de suas embaixadas na América Latina com equipes especializadas e recursos reforçados para combater o narcotráfico, declarou neste sábado (8) o ministro das Relações Exteriores Jean-Noël Barrot em entrevista ao jornal Journal du Dimanche.
Segundo o chanceler, a colaboração das embaixadas com os países produtores de entorpecentes tem apresentado avanços, mas ainda é insuficiente. Por isso, o número de agentes especializados nas missões diplomáticas será ampliado em 20%, além da triplicação dos recursos para ações de combate ao tráfico.
Jean-Noël Barrot também anunciou a implantação em 2026 de uma academia regional na República Dominicana voltada para enfrentar o crime organizado. A instituição irá capacitar anualmente 250 profissionais, incluindo investigadores, magistrados, agentes aduaneiros e analistas financeiros das forças de segurança e justiça de países parceiros.
O ministro francês participa da quarta cúpula entre União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na Colômbia. Antes, esteve no México durante a visita oficial do presidente Emmanuel Macron, quando foi firmado um acordo de cooperação aduaneira para combater o narcotráfico.
Com a França enfrentando um aumento no tráfico e consumo de cocaína, Barrot declarou que seu ministério está sendo preparado para assumir integralmente sua responsabilidade na luta contra as drogas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login