Conecte Conosco

Economia

Suíça doa R$ 33 milhões para apoiar a Amazônia

Publicado

em

O Brasil receberá 5 milhões de francos suíços, cerca de R$ 33 milhões, da Suíça em benefício do Fundo Amazônia. O anúncio foi realizado neste domingo (9) pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e pelo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, durante o evento “Presença Suíça na COP30”, em Belém.

Criado em 2008, o Fundo Amazônia é uma iniciativa que apoia projetos e ações para combater o desmatamento, promover o desenvolvimento sustentável e melhorar as condições de vida das comunidades na Amazônia Legal brasileira. Gerenciado pelo BNDES, o fundo é financiado por doações de governos internacionais e empresas brasileiras.

Após um período de interrupção durante o governo de Jair Bolsonaro, o fundo foi retomado em 2023. Ele também financia sistemas de monitoramento do desmatamento no Brasil e outros países tropicais. Até agora, o fundo já apoiou 144 projetos, beneficiando mais de 600 organizações comunitárias e aproximadamente 260 mil pessoas.

As iniciativas fortalecem o manejo das florestas, promovem a bioeconomia, incentivam a inclusão produtiva, valorizam os saberes tradicionais, e apoiam comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Este anúncio antecede a abertura da COP30 em Belém, que contará com a participação de 194 países e a União Europeia. As negociações da conferência, que começam na segunda-feira (10), focarão nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), metas estabelecidas para redução de emissões de gases do efeito estufa.

O Brasil se comprometeu a diminuir suas emissões entre 59% e 67% até 2035, abrangendo todos os gases do efeito estufa e setores econômicos. Até o momento, 79 países já apresentaram suas NDCs, correspondendo a 64% das emissões globais. Os demais 118 países são responsáveis pelos 36% restantes. Espera-se que a agenda climática avance com compromissos mais firmes para financiar ações nos países em desenvolvimento.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados