Mundo
Câmara dos EUA confiante em votos para encerrar paralisação
Mike Johnson, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, afirmou que acredita contar com votos suficientes para aprovar o projeto que reabrirá o governo federal. “A votação no Senado neste domingo abriu o caminho para a retomada das atividades governamentais”, declarou em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira, dia 10.
Johnson anunciou que convocará os deputados para voltarem a Washington assim que o Senado finalizar a votação. “Pretendo votar o quanto antes na Câmara o projeto para reativar o governo”, afirmou.
Dirigindo-se aos legisladores, o republicano pediu que “começassem a retornar a Washington” para que a Câmara possa agir rapidamente após o Senado concluir o processo. O governo federal está parcialmente paralisado desde 1º de outubro devido a impasses orçamentários entre republicanos e democratas.
O pacote legislativo que visa encerrar a paralisação parece encaminhado após um grupo reduzido de democratas do Senado se juntar aos republicanos para superar o impasse, que se tornou a mais longa interrupção de serviços públicos federais da história dos EUA. No domingo, o projeto avançou numa fase processual por 60 votos a 40, com apoio de oito democratas.
O texto propõe a retomada de programas federais, como o de auxílio alimentar (SNAP, sigla em inglês), e garante o pagamento retroativo aos servidores suspensos, mas não contempla uma solução imediata para os subsídios de saúde que estão para expirar — motivo pelo qual o líder democrata Chuck Schumer votou contra.
Espera-se que o Senado finalize a aprovação nesta segunda-feira e encaminhe o projeto à Câmara para, em seguida, seguir para sanção do presidente dos EUA, Donald Trump.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login