Economia
Sociedade terá papel importante nos debates da COP30, afirma Boulos
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, declarou que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que iniciou nesta segunda-feira (10), em Belém, será um evento marcante por sua ampla participação social.
“Esta será uma das COPs com maior envolvimento popular de toda a história das 30 edições. Estima-se cerca de 1,2 mil representantes da sociedade civil credenciados para a zona azul, onde ocorrem os debates dos principais líderes globais, além de 10 mil pessoas do Brasil e do exterior participando da Cúpula dos Povos, milhares de indígenas na aldeia COP e diversas atividades diárias na zona verde, aberta ao público”, explicou Boulos aos jornalistas.
Assumindo o ministério que serve de ponte entre o governo e os movimentos sociais, Boulos ressaltou que a participação da sociedade civil influenciará diretamente as negociações.
“A presença popular já está acontecendo, e a população está sendo ouvida, principalmente porque será essa mesma população que deverá trabalhar para assegurar que os resultados da COP sejam aplicados após o encontro. Não se trata apenas de 10 dias de debate, mas sim da mobilização social para garantir que as decisões tomadas sejam implementadas”, destacou.
Boulos, que assumiu o ministério há pouco mais de 10 dias, está em Belém acompanhando as atividades da COP30, que deve reunir mais de 50 mil pessoas até o dia 21.
Mais cedo, a presidência da COP30 anunciou o acordo de pauta para o início das negociações.
Este ano, as negociações focarão em temas centrais como transição justa, adaptação às mudanças climáticas e o planejamento para financiamento das medidas já em andamento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login