Conecte Conosco

Mundo

Filipinos começam reconstrução após tufão que causou 18 mortes

Publicado

em

Equipes de resgate deram início nesta terça-feira (11) aos trabalhos de recuperação nas Filipinas depois da destruição causada pelo tufão Fung-wong, que deixou várias aldeias alagadas e resultou em 18 fatalidades.

O tufão Fung-wong, que forçou 1,4 milhão de pessoas a evacuarem suas residências, foi rebaixado para a categoria de depressão tropical ao se aproximar de Taiwan, onde trouxe chuvas intensas antes de atingir a terra firme na quarta-feira.

Este fenômeno atmosférico foi o segundo tufão a afetar as Filipinas nos últimos dias, sucedendo o Kalmaegi, que gerou danos sérios nas ilhas centrais do país e causou a morte de 232 pessoas, conforme os dados mais recentes.

Na província costeira de Isabela, uma cidade com cerca de 6.000 habitantes continuava isolada nesta terça-feira, informou um porta-voz da Defesa Civil à AFP, situação semelhante ocorrendo em áreas da vizinha província de Nova Vizcaya.

“Estamos enfrentando dificuldades para alcançar essas regiões”, relatou Alvin Ayson, porta-voz da região do Vale de Cagayan, salientando que os deslizamentos de terra têm bloqueado o acesso dos socorristas às pessoas afetadas.

“Algumas pessoas estão em abrigos temporários, mas o retorno para suas casas e a reconstrução ainda levarão um tempo considerável”, acrescentou Ayson.

Ele mencionou também a morte de uma criança de 10 anos em Nova Vizcaya devido a um deslizamento de terra.

O balanço atualizado da passagem do tufão Fung-wong contabiliza 18 óbitos, segundo o vice-diretor da Defesa Civil nacional, Rafaelito Alejandro.

“Agora, nossa maior prioridade é restaurar os meios de comunicação, liberar as estradas e restabelecer os sistemas de energia e de telecomunicações. Estamos trabalhando intensamente para isso”, declarou Alejandro.

Ele destacou que a ilha de Catanduanes, a mais afetada, poderá levar cerca de 20 dias para ter seu fornecimento de água totalmente recuperado.

Em Taiwan, escolas e estabelecimentos comerciais permaneceram fechados nesta terça-feira em vários condados devido à chegada da tempestade.

O presidente Lai Ching-te orientou a população a evitar áreas montanhosas, praias e outros locais de risco para passar este período com segurança.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados