Centro-Oeste
Saída temporária de presos no Distrito Federal inicia nesta sexta
O Distrito Federal realizará sua oitava saída temporária de presos, popularmente chamada de “saídão”, a partir desta sexta-feira (14/11). Os detentos serão liberados por três dias e devem retornar às unidades prisionais até segunda-feira (17/11).
Até o momento, não há dados sobre o número exato de presos beneficiados.
A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF) autorizou nove períodos de saída temporária para 2025, conforme dispõe a Lei de Execução Penal.
Após a liberação de novembro, os presos terão nova oportunidade de saída temporária no dia 22 de dezembro.
De acordo com a legislação, presos em regime semiaberto podem obter permissão para saídas temporárias sem vigilância direta para visitar familiares, frequentar estudos externos e desenvolver outras atividades que favoreçam a reintegração social.
Esse benefício é destinado aos detentos sob regime semiaberto que tenham autorização concedida pela VEP, após avaliação criteriosa baseada nos requisitos legais objetivos e subjetivos.
Os períodos de saída foram determinados com base em critérios técnicos e legais, respeitando o limite anual de 35 dias previsto na Lei de Execução Penal.
A Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF) é responsável por monitorar o cumprimento dessas liberações.
Detentos que não retornarem dentro do prazo estipulado serão classificados como foragidos e poderão perder o direito ao regime semiaberto.
Denúncias anônimas sobre presos foragidos ou que tenham cometido crimes podem ser feitas por meio do telefone ou WhatsApp (61) 9 9666-6000, canal da Polícia Penal do DF.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login