Economia
Golpe da falsa venda é o mais comum entre clientes de bancos no 1º semestre
O golpe conhecido como falsa venda foi o tipo de fraude mais reportado por clientes de bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no primeiro semestre, de acordo com dados divulgados pela entidade.
Foram registradas 174 mil ocorrências desse golpe no período, representando um aumento de 314% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Essa modalidade envolve criminosos que criam páginas falsas simulando lojas online, enviam mensagens com promoções inexistentes e desenvolvem perfis falsificados de estabelecimentos nas redes sociais.
Em segundo lugar, o golpe que envolve a falsa central de atendimento ou falsos funcionários apresentou crescimento de 195,7%, totalizando 139 mil casos.
Já o golpe pelo WhatsApp contabilizou 73 mil registros, com uma redução de 9,9% nesse intervalo.
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban, declarou que o setor bancário investe cerca de R$ 5 bilhões anualmente em tecnologia da informação para elevar a segurança.
Ele também ressaltou que é fundamental promover uma cultura sólida de proteção de dados no Brasil, destacando a importância de ações educativas para aumentar a conscientização digital em todo o país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login