Conecte Conosco

Economia

Presidente do BC nega indicar próximos passos na política monetária

Publicado

em

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, reafirmou nesta quarta-feira, 12, o compromisso da instituição com a meta de inflação e destacou que não há qualquer indicação nos comunicados do BC sobre decisões futuras na política monetária. “Se alguém imaginou ter percebido algum indício, interpretou errado”, afirmou Galípolo.

Ele salientou que as mensagens divulgadas refletem o entendimento atual do grupo decisório, adotando uma postura humilde diante das incertezas.

Galípolo entende que é natural a existência de debates sobre as ações futuras do Banco Central e reforçou a atuação baseada em dados concretos. “Este é um BC que fundamenta sua comunicação em fatos e sua dependência em dados”, declarou durante a apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do primeiro semestre, em São Paulo.

Galípolo lembrou que o Banco Central tem, talvez, o objetivo mais claro do serviço público: alcançar a meta de inflação. “Por isso temos mantido a taxa de juros em níveis restritivos”, destacou.

Efeito gradual da política monetária

O presidente do BC afirmou que a política monetária já demonstra resultados na economia, mesmo que de forma lenta e progressiva.

Segundo ele, a elevação da taxa de juros elevou o custo do capital para famílias e empresas.

“Esse aumento não provocou queda no crescimento, mas sim sua desaceleração”, explicou Galípolo.

Consideração sobre a isenção do Imposto de Renda

Galípolo ressaltou que a inclusão preliminar da isenção do Imposto de Renda (IR) nas projeções do BC é uma medida provisória que reflete a dependência em dados da autarquia. “Há um equilíbrio a ser mantido entre basear-se nos dados e continuar coletando para aprimorar as avaliações. Até o momento, essa abordagem tem sido eficaz”, disse.

Ele comparou essa análise inicial com a inclusão de medidas anteriores, como o pagamento de precatórios e a liberação do crédito consignado privado, afirmando que continuarão acompanhando seus impactos conforme descrito no relatório.

Expectativas de inflação

O presidente do BC também mencionou que o grupo está preocupado com o afastamento das expectativas de inflação dos níveis desejados em todos os prazos avaliados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados