Economia
TikTok está pronto para avançar apesar de impasse entre China e EUA
Há mais de um ano em um impasse com o governo dos Estados Unidos, sem um acordo oficial para continuar sua operação no país, TikTok mantém uma visão positiva sobre seu futuro nos EUA, onde conta com 170 milhões de usuários.
Em Lisboa, Khartoon Weiss, vice-presidente global de soluções de negócios da empresa, falou no Web Summit evitando mencionar um possível banimento do aplicativo, preferindo destacar o compromisso com os usuários e o impacto cultural e econômico que o TikTok tem promovido.
“Somos muito otimistas, sempre fomos, nesses mais de cinco anos e meio que estou aqui. Isso nos diferencia. Quando as pessoas trabalham para construir em vez de apenas consertar, é uma mentalidade diferente”, disse Weiss ao público presente.
O TikTok está presente em mais de 150 países com mais de 1,1 bilhão de usuários globalmente.
Como os Estados Unidos e a China ainda precisam definir os detalhes finais do acordo — cuja assinatura pode ocorrer em breve segundo declarações de Donald Trump — o app poderá passar por mudanças no algoritmo e deve operar nos EUA via um acordo de licenciamento com a Oracle.
Khartoon Weiss evitou dar detalhes sobre possíveis alterações na plataforma nos Estados Unidos, mas sinalizou que a empresa vai focar em explorar novas oportunidades com a comunidade de usuários.
“É nossa responsabilidade apoiá-los”, afirmou. “Continuamos confiantes em nossa plataforma e em sua capacidade de inovar. Criamos oportunidades para que os criadores façam transmissões ao vivo, vendam produtos e desenvolvam o comércio, e isso continuará independentemente da fase ou tamanho da plataforma.” Ela também mencionou que ferramentas de inteligência artificial são aliadas para ajudar, e não substituir, os criadores.
A executiva reconheceu a crescente concorrência no mercado de aplicativos de entretenimento e vídeos curtos, mas garantiu que a empresa busca se tornar uma parceira estratégica ainda mais forte para criadores, marcas e negócios.
“Estamos preparados para o próximo capítulo”, destacou.
Para Weiss, o TikTok não é mais apenas um aplicativo de música ou diversão, mas se tornou um verdadeiro motor de crescimento econômico.
Ela citou tendências da plataforma, como o “Travel Tok”, com perfis voltados a experiências de viagem, e o “Book Tok”, que incentiva a leitura, tendo impulsionado as vendas de livros em 40% nos últimos 18 meses.
“A descoberta de conteúdo no aplicativo, por meio da busca, deixou de ser apenas uma transação e se transformou em uma experiência dentro do aplicativo”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login