Economia
Aviso sobre validade do passaporte pelo Gov.br
A partir de quarta-feira, dia 12, os usuários do aplicativo Gov.Br começarão a receber alertas sobre a validade próxima dos seus passaportes. Essa iniciativa é resultado da colaboração entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF).
De acordo com o governo, as notificações personalizadas serão enviadas pelo serviço de caixa postal do aplicativo em três etapas diferentes:
- Oito meses antes do passaporte expirar,
- Tres meses antes do fim da validade,
- E após o passaporte vencer.
Espera-se que, até 2026, mais de 1,9 milhão de usuários recebam essas mensagens para auxiliá-los na renovação do documento.
Para acessar os alertas, os usuários precisam possuir uma conta nos níveis Prata ou Ouro na plataforma Gov.Br.
“Essa iniciativa facilita a vida dos cidadãos e fortalece a credibilidade da instituição”, declarou Andrei Augusto Passos Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, em comunicação oficial.
Caixa Postal
Desde fevereiro, a Caixa Postal no aplicativo Gov.Br possibilita o envio de informações personalizadas a cada usuário. Já foram enviadas mais de 30 milhões de mensagens sobre serviços como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Concurso Público Nacional Unificado (CNU), Bolsa Verde, Meu SUS Digital, emissão de Certificados Digitais e Pé-de-Meia.
Plataforma
Atualmente, a plataforma do governo federal conta com 4,6 mil serviços digitais federais e cerca de 8,7 mil serviços de estados e municípios. Os serviços mais populares entre os brasileiros incluem Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
O acesso está disponível normalmente para contas nos níveis Prata e Ouro.
Para obter uma conta nível Prata, é necessário realizar reconhecimento facial comparando a foto com a carteira nacional de habilitação (CNH) ou validar seus dados em um dos 17 bancos autorizados na plataforma.
Já a conta Ouro, que proporciona acesso total a todos os serviços públicos digitais e garante maior segurança para os usuários, requer reconhecimento facial baseado nos dados da Justiça Eleitoral ou a utilização do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login