Conecte Conosco

Economia

Governo facilita acesso das empresas ao Plano Brasil Soberano

Publicado

em

Os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicaram nesta quarta-feira (12) a Portaria 21, que amplia o Plano Brasil Soberano, destinado a apoiar empresas afetadas pelas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos.

Com essa nova medida, empresas que tiverem pelo menos 1% do faturamento das exportações para os Estados Unidos, entre julho de 2024 e junho de 2025, afetado pelas tarifas, poderão acessar o programa.

Antes, apenas empresas, microempreendedores individuais e produtores rurais com impacto superior a 5% do faturamento bruto nas exportações para os EUA podiam solicitar as linhas emergenciais de financiamento.

Os créditos disponíveis somam R$ 30 bilhões e são operados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As negociações sobre as taxas continuam entre os governos brasileiro e americano.

“Enquanto negocia com os EUA, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece atento às necessidades do setor produtivo”, afirmou o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, em comunicado. “Ampliamos o critério de faturamento e, como previsto no Plano, estendemos o benefício para fornecedores do setor”, acrescentou.

A portaria também estendeu o tipo de empresa elegível ao apoio, incluindo fornecedores de exportadores, desde que cumpram o critério mínimo de 1% de impacto no faturamento bruto.

Negociações em andamento

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12) em Niágara, Canadá, com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante a reunião do G7, grupo que reúne as maiores economias do mundo.

Segundo o Itamaraty, ambos discutiram o progresso das negociações bilaterais sobre tarifas comerciais.

Mauro Vieira comunicou que o Brasil enviou, em 4 de novembro, uma proposta de negociação aos Estados Unidos após uma reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados