Conecte Conosco

Notícias Recentes

Nova lei bloqueia descontos no INSS e desafia Lula

Publicado

em

Deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da CPMI que investiga fraudes contra aposentados, declarou: “O Brasil não suporta mais tanta injustiça”.

Uma nova lei foi aprovada para impedir descontos indevidos no INSS, gerando pressão sobre o presidente Lula. Essa medida foi incluída como parte de um acordo no Senado para aprovar indicações importantes feitas por Lula, como a do procurador-geral reconduzido Paulo Gonet.

Se sancionada por Lula, a lei proibirá os “descontos associativos” que prejudicavam os aposentados, exigindo que o pagamento de mensalidades seja feito somente via boleto. Caso contrário, pode proteger quem lucrava com essas fraudes.

Repercussões

  • A oposição considera essa vitória importante para proteger os aposentados de perdas financeiras.
  • O projeto já passou unânime no Senado, apesar do PT não apoiar o pedido de urgência.
  • Rogério Marinho (PL-RN) garante que o objetivo é evitar que o INSS seja usado para ações fraudulentas.

Cenário político

Fernando Haddad e o PT estão repensando suas estratégias políticas, agora que críticas ao projeto antifacção têm causado reação dentro do partido. Há expectativas em relação às eleições em São Paulo, envolvendo nomes como Haddad, TiagoTaxxad e Tarcísio de Freitas.

Tarcísio de Freitas é visto como um nome forte, com chances reais de vitória na reeleição, caso decida concorrer. O PT avalia que Haddad teria chances contra adversários locais, enquanto discute o papel do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Outras notícias

A primeira-dama Janja Rousseff voltou a chamar atenção com seu ativismo social nas redes, destacando temas como a “pobreza energética”.

Pesquisa recente mostra que Tarcísio de Freitas lidera potencial eleitoral, superando Lula em intenções de voto.

No Senado, o apoio à recondução de Paulo Gonet diminuiu, refletindo críticas internas e pedidos por mais independência para a Procuradoria-Geral da República.

Fernando Haddad e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, permanecem contrários ao projeto antifacção.

Governadores conservadores expressaram forte apoio ao projeto que combate organizações criminosas, com base em pesquisas que apontam amplo respaldo popular.

Quanto ao orçamento, os Correios confirmaram gastos com a COP30, justificando haver recursos globais previstos, apesar das dificuldades financeiras da estatal.

Por fim, a plataforma Polymarket prevê alta probabilidade do fim do ‘shutdown’ nos EUA até o próximo sábado, o que é positivo para a estabilidade global.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados