Conecte Conosco

Mundo

Recurso de julgamento do ex-presidente Sarkozy começa em março

Publicado

em

O julgamento do recurso contra o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, por suposto financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2007, terá início em março, conforme anunciado pela Justiça nesta quinta-feira (13), poucos dias após sua libertação da prisão.

Sarkozy, de 70 anos, foi detido na prisão parisiense de La Santé em 21 de outubro, após ser condenado a cinco anos de prisão por associação criminosa nesse caso. Apesar do recurso, a Justiça manteve a pena.

Em setembro, o tribunal de Paris o considerou culpado por permitir que pessoas próximas a ele estabelecessem contato com o regime líbio de Muammar Gaddafi, falecido em 2011, para obter financiamento ilegal para sua campanha de 2007.

Embora não tenha sido comprovado que o dinheiro foi usado diretamente na campanha, o tribunal reconheceu que os recursos vieram da Líbia e justificou a condenação e a prisão devido à gravidade das acusações.

No mesmo dia da condenação, Sarkozy solicitou liberdade condicional, direito garantido para maiores de 70 anos, sendo liberado da prisão na segunda-feira para aguardar o julgamento do recurso, sujeito a medidas judiciais de fiscalização.

O tribunal de apelação de Paris confirmou que o novo julgamento ocorrerá entre 16 de março e 3 de junho.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados