Centro-Oeste
Fotos antigas do autódromo são recuperadas pelo arquivo público
Com a reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília agendada para o final deste mês, no dia 30 de novembro, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) divulgou documentos e fotografias históricas que narram alguns dos principais momentos da história do lugar.
Inaugurado em 3 de fevereiro de 1974, o autódromo ficou fechado por 11 anos devido à falta de reformas na sua estrutura, que agora serão realizadas. Antes da paralisação das programações, o espaço sediava corridas de rua, kartódromo e representava um importante símbolo de geração de renda e lazer para a população.
O Arquivo Público relembra eventos marcantes realizados no local, como os últimos preparativos antes da abertura oficial, a presença de um carro de Fórmula 1 na inauguração e a corrida do Grande Prêmio Juscelino Kubitschek (JK), que foi parte das comemorações da inauguração de Brasília. Confira:
- Carro de Fórmula 1 na inauguração do autódromo, em 03/02/1974 – Fundo Público da Secretaria de Comunicação Social / ArPDF
- Últimos ajustes no autódromo antes da inauguração, em 31/1/1974 – Fundo Público da Novacap / ArPDF
- Corrida do Grande Prêmio JK, parte das festividades de inauguração de Brasília, em 23/4/1960 – Fundo Público da Secretaria de Comunicação Social / ArPDF
O Arquivo Público destaca que o acervo total ultrapassa mil imagens que ilustram fielmente a trajetória da cidade: “Complementado por um registro fotográfico excepcional, esta coleção única cobre desde as primeiras fases das obras até os anos 2000, incluindo preciosidades históricas.”
Os historiadores do ArPDF Elias Manoel da Silva e Victor Hugo Tambelini revisitaram a história da concepção da construção do autódromo, projeto realizado pelo Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF).
Reinauguração do Autódromo
Após as obras, a reabertura do autódromo será no dia 30 de novembro, com uma etapa nacional da Stock Car, competição automobilística, e um show do Bell Marques. A reforma está dividida em três fases:
- A primeira fase permite a realização de corridas oficiais e a abertura para o público em atividades esportivas;
- A segunda etapa, prevista para abril de 2026, inclui a entrega dos boxes, o kartódromo e o centro médico;
- A terceira fase contempla a instalação de lojas de automóveis e equipamentos esportivos, áreas para eventos e um Museu do Automobilismo.
Somente na primeira fase, o investimento foi aproximadamente R$ 60 milhões, podendo os custos totais atingir R$ 100 milhões.
O projeto da reforma contempla modernizar o traçado da pista, substituir o pavimento por asfalto semelhante ao de Interlagos, adicionar 13 áreas de escape e criar espaços para arquibancadas temporárias, com capacidade máxima para até 100 mil espectadores.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login