Economia
Representante pode acessar serviços do INSS com procuração digital
Já está disponível no aplicativo Meu INSS um novo sistema para emissão de procuração eletrônica. Com essa funcionalidade, o segurado pode conceder autorização a um representante para acessar os serviços digitais do INSS, sem precisar compartilhar a senha da conta Gov.br ou ir até uma agência da Previdência Social. Todo o processo é realizado online, pelo site ou aplicativo.
Essa procuração eletrônica é válida apenas na plataforma Meu INSS. Ao realizar o cadastro, o segurado deve especificar quais serviços o representante pode acessar e definir a duração da autorização.
O INSS destaca que a procuração digital não tem validade se for impressa ou compartilhada como documento físico, e o segurado pode cancelar a autorização a qualquer momento pela sua conta Gov.br, desde que tenha nível prata ou ouro.
Essa solução foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Luanna Roncaratti, secretária-adjunta de Governo Digital do MGI, ressaltou: ”A conta Gov.br é tão importante quanto uma conta bancária e a senha nunca deve ser repassada. Agora, com essa nova funcionalidade, não será mais necessário anotar senhas para outras pessoas, mesmo as de confiança”.
A senha da conta Gov.br é individual e não deve ser compartilhada para garantir segurança e privacidade. Gilberto Waller Jr., presidente do INSS, afirmou: “Compartilhar a senha é como entregar o controle da sua vida digital. A procuração eletrônica oferece uma forma segura e moderna para autorizar outra pessoa sem comprometer sua privacidade”.
Serviços liberados para acesso via procuração:
- Consulta de documentos e serviços online
- Verificação de pedidos e benefícios
Requisitos para a conta Gov.br
Para usar a procuração digital, o usuário precisa ter uma conta Gov.br com nível prata ou ouro.
A conta nível prata é obtida por reconhecimento facial comparando a foto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pela validação dos dados em um dos bancos credenciados.
A conta nível ouro exige reconhecimento facial baseado na Justiça Eleitoral, leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou uso de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login