Conecte Conosco

Notícias Recentes

Educação em São Paulo: diploma perde valor, destaca Tarcísio

Publicado

em

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (13/11) que o valor do diploma na educação está diminuindo enquanto apresentava ações de sua administração para o ensino profissionalizante.

“Estamos oferecendo algo essencial: ferramentas. O mercado está cada vez mais exigente, seletivo e menos focado nos diplomas. O diploma tem menos importância, enquanto a competência ganha destaque. O mercado quer saber quais são suas habilidades, não onde você se formou”, destacou durante evento sobre a expansão do ensino médio técnico na rede estadual paulista.

Conforme a Secretaria da Educação, a meta é alcançar 230 mil alunos matriculados nessa modalidade em 2026, o que representa um aumento de 85,48% em relação às atuais 124 mil matrículas.

O governador também afirmou que as escolas estão equipando os alunos com as ferramentas essenciais para seu desenvolvimento.

Meta a ser alcançada

Apesar da ampliação do ensino médio técnico, ainda está longe o objetivo inicial do secretário da Educação, Renato Feder, que visava que metade dos mais de um milhão de estudantes do ensino médio estivessem matriculados no ensino técnico ao final do mandato.

A secretaria aponta que, somando os estudantes do ensino médio técnico na rede com os matriculados nas Escolas Técnicas (Etecs) do Centro Paula Souza, o estado terá cerca de 321 mil jovens na educação profissional, o que corresponderia a 40% dos alunos do 2º e 3º ano da última etapa da educação básica.

O número de escolas oferecendo ensino profissionalizante passará de 1.813 para 2.212 unidades. Durante o evento, Tarcísio ressaltou que esses números indicam que o governo está no caminho correto.

Atualmente, os alunos das escolas estaduais têm acesso ao ensino técnico por meio de duas modalidades: aulas ministradas por professores da Secretaria da Educação e das Etecs dentro das próprias escolas onde cursam o ensino médio; ou aulas técnicas com docentes do Senai e do Senac em unidades dessas instituições.

A Secretaria oferece nove cursos nas escolas estaduais em áreas como administração, desenvolvimento de sistemas e vendas. A partir do próximo ano, serão incluídas formações em meio ambiente e eletrônica. Cada escola dispõe de uma oferta diferente de cursos.

Os estudantes matriculados nas unidades parceiras do Senai e do Sesc têm acesso a uma gama maior de cursos técnicos, porém essa parceria representa cerca de 15% das vagas disponíveis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados