Economia
Nova Ranger Híbrida Flex da Ford chega à América do Sul com quase 400 cv
A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in Flex será lançada na América do Sul em 2027, incorporando um motor flex desenvolvido no Brasil, fruto do empenho da engenharia local.
Este lançamento representa um avanço estratégico da marca no continente, posicionando o Brasil como referência global no desenvolvimento de tecnologias híbridas.
Design robusto e moderno: a nova Ranger Híbrida Flex apresenta um visual imponente aliado a alta performance.
O desenvolvimento da Ranger PHEV flex está sendo liderado por engenheiros brasileiros nos centros de tecnologia de Tatuí (SP), que recentemente foi ampliado, e de Camaçari (BA).
Esses centros fazem parte do ecossistema de inovação da Ford na América do Sul e desempenham um papel crucial no novo ciclo de investimentos da marca na região.
Motor flex e potência impressionante
O destaque da versão brasileira será o sistema híbrido plug-in flex, exclusivo para nosso mercado. Segundo Martin Galdeano, presidente da Ford América do Sul, o projeto está em fase avançada.
Embora não haja dados oficiais divulgados, fontes da indústria indicam que o modelo nacional será a Ranger híbrida mais potente do mundo, ultrapassando a versão europeia, que possui 279 cv e 69,3 kgfm.
Espera-se que a Ranger PHEV flex entregue potência próxima de 400 cv, similar à esportiva Ranger Raptor, que oferece 397 cv no Brasil.
Essa performance superior se deve à maior flexibilidade das normas de emissões brasileiras e ao uso do etanol como combustível, que proporciona ganhos em potência e eficiência.
Para atingir esses níveis, a Ford deve utilizar um motor elétrico mais potente e baterias com capacidade maior do que os 11,8 kWh usados na Europa, ampliando a autonomia em modo totalmente elétrico, que atualmente é de 43 km no ciclo WLTP.
A transmissão automática de dez marchas, a tração integral e-4WD com modos reduzidos e bloqueio do diferencial traseiro devem permanecer, assim como a capacidade de carga de 1 tonelada e reboque de até 3,5 toneladas.
Engenharia brasileira em evidência
O projeto da Ranger híbrida integra o novo ciclo de investimentos da Ford na engenharia local, com modernização e ampliação das instalações em Tatuí e Camaçari.
Em São Paulo, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia ganhou duas novas estruturas: o Ford Academy, focado na capacitação técnica, e o Centro de Diagnóstico Avançado de Engenharia, conectado às pistas de teste para análise em tempo real.
André Oliveira, diretor de Programas Veiculares da Ford América do Sul, ressaltou que “o desenvolvimento do motor flex da Ranger Híbrida Plug-in é um projeto importante confiado ao time local que agora opera em um centro ainda mais moderno e eficiente”.
O centro de Tatuí conta com 4,66 milhões de m², 40 km de pistas de terra e 20 km pavimentadas, além de laboratórios para testes de durabilidade, calibração, emissões e desempenho. Em Camaçari, o centro de pesquisa no Cimatec Park está em expansão, com a previsão de um novo prédio de engenharia para o primeiro semestre de 2026.
Produção regional e modelos
A Ranger Híbrida Plug-in será fabricada na planta de General Pacheco, na Argentina, local onde também são montadas as versões a diesel da picape.
O modelo chega ao mercado brasileiro em 2027, visando atender à crescente demanda por veículos eletrificados, mantendo a robustez e o espírito off-road que definem a Ranger.
Não há definição oficial sobre as versões que serão lançadas no Brasil — no exterior, a Ranger PHEV é oferecida nas versões XLT, Sport, Wildtrak e Stormtrak.
Com o novo conjunto híbrido flex e desempenho esportivo, a nova Ranger PHEV combina eficiência elétrica e força do etanol, destacando a engenharia brasileira no portfólio global da Ford.

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