Economia
EUA fecham acordo comercial com a Suíça
Os Estados Unidos e a Suíça estão prestes a anunciar um novo pacto comercial nesta sexta-feira (14), conforme declarou o Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, após negociações realizadas em Washington.
“A Suíça provavelmente será a próxima a fechar um acordo”, afirmou Greer em entrevista à CNBC, falando sobre os acordos comerciais que o governo do ex-presidente Donald Trump vem estabelecendo desde abril, quando iniciou uma política inédita de tarifas com o mundo.
Na quinta-feira, Greer confirmou acordos com Argentina, Equador, El Salvador e Guatemala.
Ele explicou, “basicamente, concluímos um acordo com a Suíça, e os detalhes serão divulgados hoje no site oficial da Casa Branca.”
O ministro da Economia suíço, Guy Parmelin, esteve em Washington com o objetivo de negociar a redução das altas tarifas impostas pelo governo Trump.
Em agosto, Trump surpreendeu a Suíça ao aplicar tarifas de 39% sobre importações de produtos do país, uma das maiores taxas da sua estratégia tarifária global.
Greer mencionou que espera-se que empresas suíças instalem fábricas nos EUA para a produção de medicamentos, fundição de ouro e equipamentos ferroviários, entre outros setores.
O Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) não respondeu de imediato às solicitações de mais informações sobre o esperado acordo.
Na semana anterior, líderes de seis grandes empresas suíças, incluindo os diretores das fabricantes de relógios Rolex e do grupo de produtos de luxo Richemont, se reuniram com Trump para chamar atenção sobre os efeitos das tarifas em seus negócios.
Desde que assumiu o cargo, Trump impôs tarifas amplas a parceiros comerciais pelo mundo, aplicando taxas específicas em setores como aço, alumínio e automóveis.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login