Conecte Conosco

Mundo

EUA e Banco Central de Taiwan fecham acordo sobre câmbio

Publicado

em

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e o Banco Central de Taiwan estabeleceram diretrizes para regulamentar a taxa de câmbio e o sistema monetário global com o intuito de evitar práticas que possam desequilibrar a balança de pagamentos ou gerar vantagens competitivas injustas.

Entre as medidas acordadas, destaca-se que quaisquer políticas macroprudenciais ou controle de fluxo de capital não devem ser usadas com o objetivo de manipular taxas de câmbio para benefício competitivo.

Além disso, instrumentos de investimento públicos, como fundos de pensão que aplicam recursos em mercados externos buscando retornos ajustados pelo risco, estarão protegidos dessas políticas.

Foi definido também que, quando a intervenção no mercado cambial for necessária, ela deve ser realizada para controlar flutuações excessivas nas taxas, prevista para ser uma ferramenta adequada contra variações abruptas para mais ou para menos.

Outra exigência do acordo é a transparência: as operações de intervenção cambial passarão a ser divulgadas publicamente, no mínimo, a cada três meses. Também serão disponibilizados dados sobre reservas internacionais e operações futuras trimestralmente, com um atraso de três meses para publicação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados