Economia
Land Rover enfrenta prejuízo de 258 milhões de dólares por ataque hacker
A fabricante britânica Jaguar Land Rover (JLR) estimou nesta sexta-feira (14) que o ataque hacker sofrido causou um impacto direto de 196 milhões de libras, equivalente a 258 milhões de dólares ou 1,3 bilhão de reais na cotação atual, paralisando sua produção por um mês.
Além desse incidente, a Land Rover também enfrentou dificuldades este ano devido às tarifas impostas por Donald Trump, que resultaram na suspensão das entregas de veículos aos Estados Unidos em abril.
Como resultado, o grupo fechou o primeiro semestre do ano fiscal com um volume de negócios de 11,5 bilhões de libras (aproximadamente 15,13 bilhões de dólares ou 80 bilhões de reais), representando uma redução de 16% em comparação ao ano anterior.
Adrian Mardell, diretor-geral da JLR, declarou em comunicado: “Embora estejamos cientes dos desafios econômicos, geopolíticos e políticos que nossa indústria enfrenta, temos a capacidade de recuperação e estamos bem posicionados para conquistar avanços significativos.”
Este ataque ocorreu após uma série de incidentes similares que afetaram redes comerciais no Reino Unido, como Harrods, Co-op e Marks & Spencer (M&S).
A Land Rover, que vendeu cerca de 430 mil veículos em 2024 conforme seu último relatório anual, é o maior empregador do setor automotivo no Reino Unido, com 34 mil funcionários.
Sob propriedade do grupo indiano Tata Motors, a empresa recebeu em setembro uma garantia de empréstimo do governo britânico, que permite o desbloqueio de até 1,5 bilhão de libras (1,9 bilhão de dólares ou 10,4 bilhões de reais), destinada a apoiar a maior cadeia produtiva do setor automotivo do país.
O Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) atribuiu essa onda de ataques cibernéticos como um dos fatores para a queda de 0,1% no crescimento econômico do Reino Unido em setembro.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login