Economia
Brasil e EUA ajustam tarifas e retomam relações normais, diz Favaro
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou que a decisão dos Estados Unidos de reduzir tarifas sobre produtos como café e carne beneficia diretamente o Brasil, que é um dos principais fornecedores para o mercado norte-americano. Para o ministro, essa ação demonstra que as relações entre Brasília e Washington estão voltando ao normal, com o Brasil reassumindo seu papel tradicional.
— O que é o Brasil? Quem vai fornecer café, açaí, banana? — questionou Fávaro, durante entrevista.
Ele destacou que essa mudança significa o fim das informações falsas e rumores negativos contra o Brasil. Segundo o ministro, essa transformação está ligada ao recente encontro entre os presidentes dos dois países.
— Divergências existem? Sim. Ainda haverá discordâncias? Com certeza. Mas elas serão resolvidas de forma transparente e sem desinformação, pensando no interesse do Brasil.
Fávaro ressaltou que o relacionamento entre Brasil e EUA se normalizou após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada há duas semanas na Malásia. Embora reconheça que ainda há assuntos pendentes, ele expressou otimismo.
— A partir do encontro dos líderes, a diplomacia foi fortalecida. A amizade entre Brasil e Estados Unidos, que dura mais de 200 anos, continua firme, e isso está trazendo a normalidade de volta — afirmou o ministro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login