Mundo
Parada do governo afetou economia dos EUA, mas impacto é passageiro, afirma vice do Fed
Philip Jefferson, vice-presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, declarou nesta segunda-feira, 17, que a paralisação do governo causou uma desaceleração na economia americana durante o trimestre.
Ele explicou que, embora o shutdown tenha causado uma diminuição na atividade econômica neste período, esses efeitos são em grande parte temporários e deverão ser revertidos nas próximas semanas. Jefferson ressaltou que, antes da paralisação, os dados indicavam que a economia dos EUA estava crescendo de forma moderada.
O vice-presidente também avaliou uma mudança no cenário de riscos econômicos recentes, apontando que o risco negativo para o emprego aumentou, enquanto os riscos de alta para a inflação diminuíram. Segundo ele, o mercado de trabalho apresenta sinais de desaceleração, com evidências de uma redução gradual tanto na demanda como na oferta de mão de obra. A projeção é de um leve aumento na taxa de desemprego até o final do ano.
Em relação à inflação, Jefferson destacou que os avanços para alcançar a meta de 2% ficaram estagnados. Ele atribuiu essa estagnação a impactos tarifários, reforçando a visão de que as tarifas provocam um ajuste único no nível dos preços e não representam um problema duradouro.
No âmbito da política monetária, Jefferson reiterou seu apoio à decisão tomada em outubro de reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, considerando essa medida adequada diante dos riscos crescentes ao emprego.
Ele acrescentou que a atual política monetária ainda é considerada moderadamente restritiva, porém mais próxima do nível neutro.
O vice do Fed também falou sobre a diminuição do balanço da instituição, confirmando que, a partir de dezembro, a redução será estabilizada e mantida por um período, concluindo o processo iniciado em 2022. No entanto, alertou que a paralisação do governo prejudicou a produção de dados estatísticos nos EUA, limitando a capacidade do Fed de acompanhar a situação econômica com total clareza. “Ainda não sabemos quantos dados oficiais estarão disponíveis até a próxima reunião”, explicou ele.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login