Economia
Confiança é essencial na relação com o cliente
As maiores empresas de destilados no Brasil estão tomando medidas para dificultar a ação dos falsificadores, algo que ganhou ainda mais atenção após a descoberta de fábricas clandestinas que distribuíram bebidas contaminadas com metanol.
A Diageo, por exemplo, lançou a campanha “Da nossa fábrica pro seu drink”, focada em uma plataforma que orienta o consumidor a comprar com segurança. O site oficial do The Bar passou a oferecer uma lista atualizada de varejistas autorizados, além de um canal no WhatsApp para ajudar consumidores, bares e restaurantes a fazerem compras seguras com geolocalização.
A Brown-Forman, dona do Jack Daniel’s, aprimorou seu atendimento via SAC para informar os distribuidores oficiais e participa ativamente de grupos governamentais e campanhas de associações do setor, como a ABBD e a Abrabe.
André Duarte, Senior Public Affairs Manager da Brown-Forman, destacou: “Como toda a sociedade, nós também fomos vítimas dos falsificadores; muitos optaram pelos produtos mais baratos, conscientes do risco.”
Benoît Laug, CEO da Pernod Ricard Brasil, afirmou que a empresa segue os mais elevados padrões de qualidade, com certificações, auditorias rigorosas e testes avançados para garantir a segurança e autenticidade dos produtos.
Companhias como Bacardi-Martini, Beam Suntory e Campari também fortaleceram seus programas contra falsificação. O setor de bares especializados sofreu uma queda na atividade durante a crise do metanol, mas agora busca recuperar a confiança do público aprimorando tanto os procedimentos internos quanto a comunicação.
Fernando Dlouhy, gerente do Cascasse il Mondo Bar, enfatiza a importância de mostrar seriedade ao cliente. Para Ricardo Miyazaki, do The Punch Bar, a crise serviu para estreitar os vínculos e personalizar o atendimento.
Luciano Ricarte Silva, do Mundi Bar, considera a confiança como a verdadeira “vacina” para superar os desafios atuais e tem promovido masterclasses para que os clientes conheçam melhor os destilados.
Gabriel Santana, dos bares Santana e Cordial, propõe uma “rede de confiança” entre bares de uma região, para que recomendem estabelecimentos confiáveis, criando uma responsabilidade coletiva.
Jean Ponce, proprietário do Guarita e do Fechado, destaca a importância do treinamento da equipe para garantir que aceitam apenas produtos de fornecedores certificados e está implantando uma máquina para o descarte seguro de garrafas usados, inibindo a reutilização por falsificadores.
Cairê Aoas, da Fábrica de Bares, ressaltou a importância do selo Drink Seguro e do compromisso de adquirir produtos somente de distribuidores homologados. Ele alerta para os riscos sanitários e à saúde pública de se optar por produtos muito abaixo do preço justo.
No varejo, o Grupo Carrefour Brasil reforça que trabalha exclusivamente com fabricantes oficiais, garantindo a autenticidade via embalagens lacradas e rigorosos controles documentais e físicos.
Hellen Tatiana Lima, diretora do Assaí Atacadista, reafirma os critérios exigentes na qualificação dos fornecedores e na checagem detalhada das mercadorias recebidas.
O Grupo Pão de Açúcar também assegura que adquire seus destilados diretamente da indústria e distribuidoras oficiais, com processos rigorosos e responsáveis.
Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), que organiza cerca de 350 mil eventos por ano, estão sendo realizados treinamentos para identificar produtos adulterados, e campanhas incentivam a compra direta das fábricas como forma de profissionalizar o setor.
Os consumidores, por sua vez, têm buscado se informar e retomar a confiança. A designer Luísa Carvalho conta que, após um período afastada dos bares, voltou a frequentá-los com segurança, priorizando locais já conhecidos.
A fotógrafa Graziella Widman relata que evitava destilados fora de casa inicialmente, mas voltou a se sentir segura ao frequentar bares confiáveis indicados por amigos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login