Mundo
Trump não descarta envio de tropas à Venezuela e ação no México para combater tráfico
O presidente Donald Trump declarou nesta segunda-feira, 17, que considera a possibilidade de enviar forças militares para a Venezuela, relacionando o aumento da presença dos EUA no Caribe ao combate ao narcotráfico. “Não excluo nenhuma opção”, afirmou durante uma entrevista organizada para tratar da preparação da Copa do Mundo FIFA 2026.
“Nosso foco é resolver o problema do tráfico de drogas”, completou o presidente, ressaltando sua desaprovação ao governo venezuelano.
Sobre a tensão crescente na fronteira com o México, Trump disse que, caso seja necessário agir militarmente para bloquear o fluxo de drogas, ele não hesitaria. Ele também mencionou que se orgulharia de atacar bases de produção de drogas na Colômbia, embora não tenha planos imediatos para isso.
No campo econômico, Trump defendeu suas políticas tarifárias, afirmando que os Estados Unidos arrecadaram importantes fundos com as tarifas, que segundo ele evitam problemas financeiros maiores. Disse ainda que espera distribuir os ganhos dessas tarifas na segunda metade de 2026.
Trump ressaltou que as tarifas têm incentivado a volta da fabricação de semicondutores para os EUA. “Em breve conquistaremos uma grande fatia do mercado de produção de chips”, afirmou.
Ao ser questionado sobre informações sobre o caso Jeffrey Epstein, Trump expressou tranquilidade e apoio à divulgação dos documentos. “Eu não mantinha constante contato com Epstein”, destacou. “Os democratas eram seus amigos, essa é uma questão deles”, completou.
Também revelou que os torcedores internacionais com ingressos para a Copa do Mundo 2026 nos Estados Unidos receberão prioridade no processo de obtenção de vistos, sem indicar mudanças nas regras de imigração vigentes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login